05 novembro 2008

A estréia do Teatro de Ramos no Dia da Favela


Quatro de Novembro: Dia da Favela; Inauguraçao da Base da CUFA em Manguinhos; festa; festa; festa... Quer data mais empolgante para os alunos de teatro das duas turmas que existem em Ramos estrearem?

Isso mesmo, duas turmas de Ramos. Alunos do entorno e da Pedra do Sapo, no Complexo do Alemão formam turmas manhã, com o professor Ricardo Andrade, e turma a tarde, com a professora Joyce Lynch.

Cada turma se preparou, produziu seu figurino, textos e vieram, cheios de sonhos, medos, nervosismos, "dores-de-barriga" e vontade, muita vontade de estar no palco pela primeira vez...

Enfim, ninguém melhor para falar sobre isso do que a professora Camila Triches, que acompanhou esse ensaio durante a semana passada, a convite da professora Joyce, para nos descrever essa fusão de sentimentos de uma das turmas:

"A primeira vez, a gente nunca esquece...
Na primeira hora, desespero!
Oito energias diferentes, num misto de euforia e curiosidade.
Ausência...
Olhos fechados, mas ouvidos bem atentos numa voz diferente de todos os outros dias.
Nas horas seguintes, já havia cumplicidade. Todos nós embarcamos numa mesma viagem, mas cada um no seu tempo. A ansiedade para a primeira vez, que aconteceria em poucas horas, era constante.
“Isso atrapalha!” - “Isso ajuda!”
Como é gostoso ver o entusiasmo ingênuo, no olhar de cada um que lá estava. Assim como a improvisação, muitos sentimentos estavam em jogo; alegria, solidão, amizade, solidariedade, insegurança, desconfiança e medo.
Mas a hora estava chegando...
“Então, vocês vêm ou não vem?
Não! Tenho medo.
Medo de quê?
Medo do que as pessoas possam saber.
Mas ninguém vai saber. Saber como?”.
E é bom mesmo que todos saibam, que mesmo desejando em dezesseis horas, aquilo que acabaria em cinco minutos, a sensação da primeira vez, será inesquecível.
Por que a primeira vez é sempre e pra sempre A primeira vez!"

Camila Triches
(Prof. De teatro responsável pelo exercício apresentado em Manguinhos)

Saiba mais sobre tudo que rolou neste dia da Favela em Manguinhos:

Artigos:



vídeos TV Globo:



As aulas de teatro da Base Pedra do Sapo são realizadas no Sesc de Ramos. Inscrições abertas no local até 15 de novembro!!!

sucesso a todos!!!

Ana Sabbag
Coordenação dos Cursos de Teatro
CentralÚnica das Favelas
Rio de janeiro