As emoções foram expostas e o universo lúdico levantou o astral dos espectadores.
Nesta terça-feira (16/12), os alunos do Curso de Teatro da CUFA, das turmas de Ramos e Madureira – bairros do subúrbio do Rio de Janeiro – fizeram a última apresentação do ano. Este curso, que é coordenado pela atriz e produtora Ana Sabbag, é uma parceria com o Ministério do Turismo no Projeto de Formação de Jovens para Inserção Sócio-Econômica na Cadeia Produtiva do Turismo.
Os jovens atores entram no palco cheios de energia. Os primeiros a se apresentar foram os alunos da dire
tora Joyce Lynch. Eles fazem parte da turma de Ramos, do turno da tarde. O espetáculo apresentado chamava-se “Feliz Vida Nova!”, de Nelson Rodrigues, e abordou temas do dia-a-dia do brasileiro.

O segundo grupo, também de Ramos e dirigido por Ricardo Andrade, apresentou uma seqüência de esquetes intitulada “Esquetear”. Eles usaram e abusaram do universo lúdico. Quem arrancou boas gargalhadas do público foi Eduardo Gonçalves. Morado
r de Olaria, ele está há apenas seis meses no grupo. “Antes de entrar no curso da CUFA, não pensava em fazer teatro, mas hoje digo com certeza que essa foi a maior emoção da minha vida” – ressalta o jovem empolgado com a repercussão de seu personagem.

Os alunos de Madureira sob a direção de Juliana Moraes fizeram a última apresentação da noite. O espetáculo “A Fórmula do Amor” apresentou as diversas faces deste sentimento. Os esquetes foram produzidos pelos próprios alunos. Dentre elas estavam adaptações de clássicos como o shakespeareano “Romeu e Julieta”. Roberto Vargas, que interpretou Romeu, afirmou a importância desses cursos oferecidos pela Central Única das Favelas. “Estou no curso há um mês e ele abriu minha cabeça para o mundo da arte. Iniciativas como estas tiram os jovens dos caminhos ruins, abrindo grandes oportunidades” – complementou o morador de Padre Miguel.

Ao final do espetáculo, os alunos fizeram uma homenagem

Por: Filipi SantosFotos: Filipi Santos e Simone Soares